Conhecendo a disciplina de Física
Lista de exercícios 1
Lista de exercícios 1
Professora: Adriana
Blog:adriana2012eliseomarson.blogspot.com
Email:redu@professor.sp.gov.br
1)
Entendimento da disciplina Física através da imagem(Vídeo do telecurso).
http://www.youtube.com/watch?v=clUr3N0nSdU
http://www.youtube.com/watch?v=clUr3N0nSdU
2) Desenvolver
as competências leitoras com o texto abaixo:
Física é a
ciência que busca entender e descrever os fenômenos que ocorrem na natureza. É
difícil falar qual é o campo de atuação da Física, pois ela não tem
delimitações e está sempre em contínua evolução, buscando descrever e desvendar
novos fenômenos da natureza. No cotidiano, por mais que passem despercebidos,
os fenômenos físicos estão sempre presentes. A Física, de um modo geral, está
presente em todas as atividades do homem.
A palavra Física vem de um temo grego physiké, que quer dizer natureza. Esse termo indica a maneira pela qual a física surgiu, que foi com a preocupação de se estudar e compreender os fenômenos naturais.
Com o passar dos anos e com a evolução científica, a física ganhou muito destaque em relação às outras ciências e seu campo de estudo teve uma incrível evolução. Com a expansão dos estudos e as novas descobertas, os cientistas sugeriram uma divisão de áreas dentro da própria física, de forma que cada área englobasse os assuntos que apresentassem propriedades semelhantes e que pudessem ser relacionados por e descritos por leis comuns. Com isso surgiram os seguintes ramos da física:
Mecânica: é o ramo que estuda os fenômenos relacionados com o movimento dos corpos.
Calor: é o ramo que estuda os fenômenos térmicos.
Movimento ondulatório: é o ramo que estuda as propriedades das ondas e as suas formas e meios de propagação. Estuda ainda os fenômenos sonoros, pois o som é uma onda.
Óptica: é a parte da física que estuda os fenômenos luminosos, como a formação da imagem.
Eletricidade: é o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos.
Física Moderna: esse ramo estuda os desenvolvimentos ocorridos na física do século XX.
No estudo da física essa divisão surgiu para melhor compreender os fenômenos estudados, tornando o estudo mais fácil e com melhor compreensão do que acontece em nossa volta.
Ao abordar cada assunto deve-se levar em conta a origem de cada tema estudado, seus precursores, ou seja, aqueles que foram os primeiros a estudarem o assunto. Assim como nas outras ciências, na física não se deve fazer com que o aluno decore equações, muito menos os conceitos, é necessário fazer com que ele entenda os conceitos físicos e os associe com o mundo que ele vive, compreendendo como as coisas funcionam no contexto físico.
A palavra Física vem de um temo grego physiké, que quer dizer natureza. Esse termo indica a maneira pela qual a física surgiu, que foi com a preocupação de se estudar e compreender os fenômenos naturais.
Com o passar dos anos e com a evolução científica, a física ganhou muito destaque em relação às outras ciências e seu campo de estudo teve uma incrível evolução. Com a expansão dos estudos e as novas descobertas, os cientistas sugeriram uma divisão de áreas dentro da própria física, de forma que cada área englobasse os assuntos que apresentassem propriedades semelhantes e que pudessem ser relacionados por e descritos por leis comuns. Com isso surgiram os seguintes ramos da física:
Mecânica: é o ramo que estuda os fenômenos relacionados com o movimento dos corpos.
Calor: é o ramo que estuda os fenômenos térmicos.
Movimento ondulatório: é o ramo que estuda as propriedades das ondas e as suas formas e meios de propagação. Estuda ainda os fenômenos sonoros, pois o som é uma onda.
Óptica: é a parte da física que estuda os fenômenos luminosos, como a formação da imagem.
Eletricidade: é o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos.
Física Moderna: esse ramo estuda os desenvolvimentos ocorridos na física do século XX.
No estudo da física essa divisão surgiu para melhor compreender os fenômenos estudados, tornando o estudo mais fácil e com melhor compreensão do que acontece em nossa volta.
Ao abordar cada assunto deve-se levar em conta a origem de cada tema estudado, seus precursores, ou seja, aqueles que foram os primeiros a estudarem o assunto. Assim como nas outras ciências, na física não se deve fazer com que o aluno decore equações, muito menos os conceitos, é necessário fazer com que ele entenda os conceitos físicos e os associe com o mundo que ele vive, compreendendo como as coisas funcionam no contexto físico.
Por
Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola
Equipe Brasil Escola
3) Desenvolver as competências escritoras através da
interpretação das questões abaixo.
a) Após a leitura do texto informativo escreva o que se
entende por Física e pela palavra Física?
b) Comente o destaque que a Física teve em relação as
outras ciências com o passar dos anos?
c) Explique quais os ramos da Física descritos no texto?
d) Em que melhorou
no estudo da Física a divisão em ramos?
e) Como se deve abordar cada assunto nessa disciplina que
vamos estudar de forma colaborativa entre a professora e os alunos?
f)Como não se deve estudar a Física?Então como deve ser este
estudo embasado no texto lido? E qual a sua opinião para nossas aulas se
tornarem dinâmicas e prazerosas.
Então Sejam Bem Vindos a mais um ano letivo! E não
esquecer que:
É dever do aluno: Respeitar o professor e sua
individualidade, prestar atenção às aulas, estudar, desenvolver o hábito de
estudo, questionar o professor para que o mesmo tente sanar suas eventuais
dúvidas, fazer as lições de casa e na sala de aula e ser sempre assíduo para o
desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem com qualidade.
É dever do professor: Conhecer as
diferenças e o tempo de aprendizagem de cada aluno, retomar o conteúdo
diariamente corrigir a lição de casa e sala de aula, esclarecer as eventuais
dúvidas que surgirem. Oferecer a recuperação ao aluno para que alcance uma
aprendizagem satisfatória.
Importante:
- Respeito mútuo;
- Manter a sala de aula organizada, limpa.
- Não usar materiais que não sejam pedagógicos;
- Cumprir o horário de entrada, intervalos e saída.
- O plano de aula precisa ser trabalhado de forma colaborativa entre professora e alunos
- Manter o caderno sempre datado, com os objetivos
da aula, limpo e organizado.
Sou a professora Adriana e estou à disposição para ensinar
e aprender com vocês!
Lista de exercícios 3
Física: Fundamentos de Cinemática
Escalar.
Chamamos de Mecânica o ramo da
Física que estuda os movimentos. Dentro da Mecânica, a responsável pela
classificação e comparação dos movimentos é a Cinemática que estuda
os movimentos sem levar em consideração as suas causas. Essa parte da Física se
preocupa apenas com a descrição do movimento e a determinação da posição,
velocidade e aceleração de um móvel num determinado instante.
PONTO MATERIAL
Um ponto material é
um corpo cujas dimensões são desprezíveis em relação às dimensões envolvidas no
fenômeno em estudo. Por exemplo, o tamanho da Terra em relação a sua órbita ao
redor do Sol pode ser desprezado ao estudarmos seu movimento de translação.
Nesse caso, a Terra seria considerada um ponto material. Um trem em uma
ferrovia pode ser considerado um ponto material. No entanto, o mesmo trem
atravessando uma ponte cujo tamanho é semelhante ao do trem é considerado um corpo
extenso e não um ponto material. Isso porque nesse caso o tamanho do
trem não é desprezível em relação ao tamanho da ponte.
REFERENCIAL
É impossível afirmarmos se um
ponto material está em movimento ou em repouso sem antes
adotarmos outro corpo qualquer como referencial. Dessa forma, um
ponto material estará em movimento em relação a um dado referencial se sua
posição em relação a ele for variável. Da mesma forma, se o ponto material
permanecer com sua posição inalterada em relação a um determinado referencial,
então estará em repouso em relação a ele. Tomemos como exemplo o caso de um
elevador. Se você entrar em um elevador no andar térreo de um edifício e subir
até o décimo andar, durante o tempo em que o elevador se deslocar você estará
em movimento em relação ao edifício ao mesmo tempo em seu corpo estará em
repouso em relação ao elevador, pois entre o térreo e décimo andar sua posição
será a mesma em relação a ele.
Perceba que nesse caso citado, a
questão de você estar ou não em movimento depende do referencial adotado.
Poderíamos utilizar o exemplo de um carro em movimento na estrada. O motorista
nesse caso está em movimento em relação a uma árvore à beira da estrada, mas
continua em repouso em relação ao carro já que acompanha o movimento do
veículo. Nesse caso, podemos dizer também que a árvore está em movimento em
relação ao motorista e em repouso em relação à estrada. Isso nos leva a
propriedade simétrica: Se A está em movimento em relação a B, então B está
em movimento em relação a A. E Se A está em repouso em relação a B, então B
está em repouso em relação a A.
Se a distância entre dois corpos
for a mesma no decorrer do tempo, você pode dizer que um está parado em relação
ao outro? A resposta é não. Se na ponta de um barbante for amarrada uma pedra e
alguém pegar a outra ponta do barbante e passar a girar fazendo um movimento
circular com a pedra, as posições sucessivas da pedra no espaço irão mudar em
relação a outra ponta do barbante, mas a distância continuará a mesma. Note
então que o conceito de movimento implica em variação de posição e não de
distância.
TRAJETÓRIA
Os rastros na neve deixados por
um esquiador mostram o caminho percorrido por ele durante a descida de uma
montanha. Se considerarmos o esquiador como sendo um ponto material, podemos
dizer que a curva traçada na neve unindo suas sucessivas posições em relação a
um dado referencial, recebe o nome de trajetória. O trilho de um trem é um
exemplo claro de trajetória. A bola chutada por um jogador de futebol ao bater
uma falta pode seguir trajetórias diferentes, dependendo da maneira que é
chutada, às vezes indo reta no meio do gol, outras vezes sendo colocadinha no
ângulo através de uma curva.
Repare
que a trajetória de um ponto material também depende de um referencial. Isso
quer dizer que um ponto material pode traçar uma trajetória reta e outra curva
ao mesmo tempo? Sim. Veja o caso de uma caixa com ajuda humanitária sendo
lançada de um avião. Para quem estiver no chão, olhando de longe, a trajetória
da caixa será um arco de parábola. Já para quem estiver dentro do avião, a
trajetória será uma reta, isso porque o avião segue acompanhando a caixa.
EXERCÍCIOS
1) Qual o objeto de estudo
da Cinemática?
2) A
afirmação “todo movimento é relativo” significa que:
.
3) Em
seu movimento de translação ao redor do sol, a Terra pode ser considerada como
um ponto material?
4) Em
seu movimento de rotação em torno de seu eixo, a Terra pode ser considerada um
ponto material?
5) Estando um corpo em movimento
em relação a um dado referencial, podemos dizer que ele está nesse momento em movimento em
relação a qualquer referencial?
6) Um
passageiro dentro de um ônibus em movimento com velocidade constante em trecho
retilíneo de rodovia, deixa cair um objeto pesado. Em relação a qualquer pessoa
dentro do ônibus, a trajetória será:
7) Considerando
a mesma situação do exercício anterior, em relação a uma pessoa parada fora do
ônibus à beira da estrada, a trajetória do objeto deverá ser:
8) Das
afirmações quais estão corretas?
l. Uma
partícula em movimento em relação a um referencial pode estar em repouso em
relação a outro referencial.
ll.A
forma da trajetória de uma partícula depende do referencial adotado.
lll.Se a distância entre duas partículas
permanece constante, então uma está em repouso em relação à outra.
9) “Todo movimento é relativo.”
Então, pode-se dizer que, em relação a um mesmo sistema de referência.
l.Se
A está em movimento em relação a B, e B está em movimento em relação a C, então
A está em movimento em relação a C;
ll.Se A está parado em relação a
B, e B está parado em relação a C, então A está parado em relação a C.
Lista de Exercícios 2
Brincando e aprendendo.
Objetos de Aprendizagem
g)http://www.educacional.com.br/Recursos/ConteudoMultimidia/scorm/06_080/06/01/Principal.htm
Lista de Exercícios 3
"Educar é viajar no mundo do outro, sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos." (Augusto Cury)
Para ajudar no aprendizado do caderno do aluno nas situações de aprendizagem 1, 2, 3, 4 e 5.
1) Simulando com objeto de aprendizagem que vai de encontro com as situações de aprendizagem do caderno do aluno.
Para ajudar no aprendizado do caderno do aluno nas situações de aprendizagem 1, 2, 3, 4 e 5.
1) Simulando com objeto de aprendizagem que vai de encontro com as situações de aprendizagem do caderno do aluno.
d)http://teca.cecierj.edu.br/index.php?palavrachave=movimento+da+lua&tipo=)https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=c0_m9SJiJpk
e)http://www.amnh.org/explore/amnh.tv/(watch)/space/the-known-universe
i)http://atlasescolar.ibge.gov.br/a-terra/nosso-planeta-no-universo
2)Através da pesquisa responda as questões das seguintes páginas do caderno do aluno:14,20,23,29 e 30.
2)Através da pesquisa responda as questões das seguintes páginas do caderno do aluno:14,20,23,29 e 30.
Queridos alunos sei o quanto vocês gostam de estudar na sala de informática, então aproveitem bastante para ficarem cada vez mais espertos....Faça as situações de aprendizagem do caderno do aluno com bastante dedicação e atenção.Estou de olho tá...Profª Adriana.
Obs: Estou a disposição para aprendermos juntos.
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