Conteúdo: Números Inteiros e Suas Operações.
Lista de Exercícios 1
1) Desenvolver as competências escritoras com o texto do link abaixo.
2) Elaborar e responder 3 questões com o texto lido no link acima.
3)Aprendizado através da imagem(vídeo do telecurso).
4) Socialização do entendimento sobre o conteúdo do vídeo.
5)Desenvolver as competências escritoras Escrever o entendimento do que foi lido, socializado e assistido.
6) Resolva as situações problemas.
1)
Uma pessoa tem R$60.000,00 na sua conta bancária e faz, sucessivamente, as
seguintes operações bancárias:
• Retira R$7.350,00.
•
Deposita R$1.830,00.
•
Retira R$46.690,00.
•
Retira R$12.500,00.
Após todas essas operações, o saldo final
dessa pessoa fica positivo ou negativo? Em quantos reais?
2)Ao
sair de casa pela manhã, Cristina levava em sua carteira 425 reais. Na padaria
gastou 12 reais. Depois foi à farmácia e comprou um remédio de 29 reais. No
supermercado seu gasto foi de 287 reais. Encontrou com Maria e recebeu dela 130
reais relativos a um empréstimo. Mais tarde tomou um lanche e lá se foram 12
reais. Parou no posto e colocou 30 reais de combustível em seu automóvel. Numa
banca de jornal comprou algumas revistas num total de 11 reais. Passou num
caixa eletrônico e viu que o seu saldo no banco estava negativo em 254 reais.
Depositou em sua conta bancária toda a quantia que lhe sobrara na carteira.
a) Qual a quantia que Cristina depositou no
banco?
b) Qual seu saldo bancário depois de efetuar o
depósito?
3)Num
jogo de ganha ou perde, Juca fez quatro jogadas. Na primeira, ganhou 30 pontos;
na segunda, perdeu 26 pontos; na terceira, perdeu 34 pontos e, na quarta,
ganhou 29 pontos. Nessas condições, determine se Juca ganhou ou perdeu pontos
após essas quatro jogadas.
4)
Um jogador ganha R$ 3000,00 em uma aposta e perde R$ 3500,00 em outra. O
resultado final das duas apostas pode ser representado por quanto?
5)José depositou em sua conta
bancária as importâncias de R$ 300,00 e R$ 200,00. Posteriormente, retirou R$
350,00 e R$ 250,00. O saldo de sua conta corrente representado com números
relativos é de quanto?
6)
Um pessoa tem R$ 500,00 na sua conta bancária e faz, sucessivamente, as
seguintes operações bancárias:
Coloca R$ 200,00
Retira R$ 900,00
Coloca R$ 600,00
Retira R$ 700,00
a)Qual
é o seu saldo final?
7)Indique
com um número positivo ou negativo:
a)
um lucro de R$ 90 000,00
b)
um prejuízo de R$ 48 000,00
c)
uma dívida de R$ 1 230,00
d)
um depósito de R$ 4 580,00
8)Imagine
que uma pessoa tem R$500,00 depositados em um banco e faça sucessivos saques:
1º saque: R$200,00
2º saque: R$100,00
3º saque: R$300,00
Qual o saldo no banco dessa pessoa após os saques?.
1º saque: R$200,00
2º saque: R$100,00
3º saque: R$300,00
Qual o saldo no banco dessa pessoa após os saques?.
9)
Eu tinha um saldo de -R$ 520,00 no banco. Depositei R$ 810,00 e paguei com
cheques as seguintes contas: Aluguel: R$ 440,00; Supermercado: R$180,00.
Descontando os cheques, qual será o meu saldo?
10)
. Laura tinha R$1250,00 em sua conta bancária, na segunda-feira. Nesse dia ela
fez um saque no valor de R$400,00 e depositou um cheque de R$150,00. O que
aconteceu com a conta de Laura nesse dia?
7) Simulação com o objeto de aprendizado. (jogos).
http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/matematica/operacoes-com-numeros-inteiros/
7) Simulação com o objeto de aprendizado. (jogos).
http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/matematica/operacoes-com-numeros-inteiros/
http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/exponencial/index.html
http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/exponencial/index.html
http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/matematica/numeros-na-reta/
http://www.mangahigh.com/pt-br/games/pinatafever
Lista de Exercícios 2
http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8A8A8335694F3A0135783F763622B5
Lista de exercícios 3
Lista de exercícios 3
1) Desenvolver suas competências leitoras com o texto do link abaixo:
http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=4028818B2DE85E2F012DEB620FA05742
2)Desenvolver suas competências escritoras com o texto do link acima elaborando e respondendo 5 questões do texto.
http://www.youtube.com/watch?v=Lh47VvwLj1Y
Números Racionais
Lista de Exercícios 4
Tema: Proporcionalidade Direta e Inversa.
1) Teste seus conhecimentos sobre proporcionalidade.
c)http://www.escolovar.org/mat_fraccoes_identifi01.htm
1) Simulação com objetos de aprendizagem para ajudar no aprendizado das situações de aprendizagem 1,2 e 3 do caderno do aluno volume 2.
Lista de Exercícios 5
O que somos
Augusto Cury
¨Educar é viajar no mundo do outro, sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos¨.
1) Simulação com objetos de aprendizagem para ajudar no aprendizado das situações de aprendizagem 1,2 e 3 do caderno do aluno volume 2.
a)http://jogos360.uol.com.br/super_galactic_tennis.html
b)http://rachacuca.com.br/raciocinio/quebra-cabeca/
c)http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/
d)http://www.escolovar.org/mat_rainfores_area_iniciacao-ao-cm2.swf
Ajuda nas Situações de Aprendizagem 31) Aprendizado através da imagem.a)https://www.youtube.com/watch?v=YEpcuMdpBE8b)https://www.youtube.com/watch?v=QaWepnGWRs82) Simulação com o objeto de aprendizagem.a)http://www.escolovar.org/mat_rainfores_area_iniciacao-ao-cm2.swfb)http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/c)http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/objetos/planificacoes.htmd)http://escola.britannica.com.br/resources/lm/GM_4_17/GM_4_17.htme)http://escola.britannica.com.br/resources/lm/GM_5_24/GM_5_24.htmf)http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?201_caixa.swf3) Faça a pesquisa no caderno do aluno página 63.
b)http://rachacuca.com.br/raciocinio/quebra-cabeca/
c)http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/
d)http://www.escolovar.org/mat_rainfores_area_iniciacao-ao-cm2.swf
Reconhecendo a proporcionalidade
1. Verifique se as previsões feitas
são confiáveis e se há proporcionalidade entre as grandezas envolvidas.
Justifique sua resposta.
a) Um pintor gastou 2 hora para
pintar uma parede. Para pintar duas paredes iguais àquela, ele levará 4 horas
b)
Um time marcou 4 gols nos primeiros 30 minutos de jogo. Portanto, ao final do
primeiro tempo (80 minutos), ele terá marcado 12 gols.
c)
Uma banheira contendo 200 litros de água demorou, aproximadamente, 10 minutos
para ser esvaziada. Para esvaziar uma banheira com 400 litros de água serão
necessários, aproximadamente, 20 minutos.
d)
Em 2 hora de viagem, um trem com velocidade constante percorreu 120 km.
Mantendo a mesma velocidade, após 6 horas ele terá percorrido 300 km.
e)
Um estacionamento cobra R$ 6,00 por hora. Por um automóvel que ficou estacionado
4 horas, foi cobrado do motorista o valor de R$ 12,00. Se ele ficasse
estacionado 6 horas,o valor cobra do seria de R$ 36,00.
f)
Em 40 minutos, uma pessoa gastou R$ 60,00 no supermercado. Se ela ficar 80
minutos, gastará R$ 120,00.
g)
Ao tomar um táxi para ir da minha casa até a escola, o motorista passou por 4
avenidas diferentes. O valor cobrado pela corrida foi de R$ 20,00. Na volta,
ele passará somente por 2 avenidas, portanto, o valor cobrado será de R$ 10,00.
Lista de Exercícios 6
Diga-me eu esquecerei, ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei.
Benjamin Franklin
Ajuda nas Situações de Aprendizagem 31) Aprendizado através da imagem.a)https://www.youtube.com/watch?v=YEpcuMdpBE8b)https://www.youtube.com/watch?v=QaWepnGWRs82) Simulação com o objeto de aprendizagem.a)http://www.escolovar.org/mat_rainfores_area_iniciacao-ao-cm2.swfb)http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/c)http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/objetos/planificacoes.htmd)http://escola.britannica.com.br/resources/lm/GM_4_17/GM_4_17.htme)http://escola.britannica.com.br/resources/lm/GM_5_24/GM_5_24.htmf)http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?201_caixa.swf3) Faça a pesquisa no caderno do aluno página 63.
Queridos alunos espero que tenham gostado da aula, pois preparei com muito carinho para vocês....Por gentileza façam os comentários para que eu possa melhorar ainda mais as aulas.Lista de Exercícios 7Para recordar...1) Simulação com o objeto de aprendizagem para ficar mais espertos...tá.a)http://escola.britannica.com.br/resources/lm/GM_5_3/GM_5_3.htmb)http://rachacuca.com.br/logica/sudoku/c)http://www.escolovar.org/mat_rainfores_numeros-romanos.swfd)http://www.escolovar.org/mat_rainfores_massa_toneladas.swfe)http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/enigma-fracoes-424205.shtmlf)http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?209_tabuada-2.swfg)http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/sjoelbak-428032.shtml
Lista de Exercícios 7
" Não diga que não pode, sem ao menos tentar fazer. "
Ajuda no aprendizado da situação de aprendizagem 7 do caderno do aluno.
1) Faça a simulação com o objeto de aprendizagem(balança).
2) Para conseguir fazer esse desafio e chegar até o final precisa fazer as equações que se pede.
Espero que aprenda de forma prazerosa, preparei com carinho...então faça com carinho e atenção tá.
Professora: Adriana
Lista de Exercícios 8
1) Faça as equações através da simulação com objetos de aprendizagem.
2) Faça uma pesquisa sobre equação do 1º grau com ajuda de diversos sites e registre em seu caderno.
1) Leia o texto no link abaixo.
2) Calcule as porcentagens com uma ajuda especial.
3) Resolva as porcentagens.
1) 15 % de 300
2) 80 % de 1 200
3) 9 % de 50 000
4) 31 % de 2 500
5) 43 % de 7 200
6) 91 % de 9 400
7) 8 % de 32 500
8) 67 % de 20 000
4)Vídeo aula para ajudar no aprendizado.
Lista de Exercícios 8
1) Faça as equações através da simulação com objetos de aprendizagem.
2) Faça uma pesquisa sobre equação do 1º grau com ajuda de diversos sites e registre em seu caderno.
1) 15 % de 300
2) 80 % de 1 200
3) 9 % de 50 000
4) 31 % de 2 500
5) 43 % de 7 200
6) 91 % de 9 400
7) 8 % de 32 500
8) 67 % de 20 000
4)Vídeo aula para ajudar no aprendizado.
gostei mt
ResponderExcluirAmamos o seu blog e os jogos são muito divertidos!!!
ResponderExcluirAss: Marianne e Milena
gostamos mt ass:marcos e ryann
ResponderExcluirDona Seu Blog e Muito Legal Gostamos Muito '-'
ResponderExcluirprof gostamos muito do seu blog mais tem um jogo q nao nos deixa ganhar
ResponderExcluirass:Sthefany,Kamilly e Milena q nao ajudou no comentario e nem no jogo
muito legal
ResponderExcluirgostei muito do blog mas quem não é o seu aluno, como sabe as respostas certas?
ResponderExcluirOnde acho a resposta?
ResponderExcluir