sábado, 9 de junho de 2012

Produtos Notáveis- vídeo que vai ajudar nas atividades em sala de aula.

http://www.youtube.com/watch?v=jrVmivuut_A

História da Matemática

          Pitágoras de Samos foi um filósofo grego responsável por importantes desenvolvimentos na Matemática, Astronomia e Teoria da Música. Ele deixou a cidade de Samos por causa do tirano que a governava e foi para o sul da Itália por volta de 532 ac.. Ele fundou uma escola filosófica e religiosa em Cróton, a qual teve muitos seguidores.

          Embora aquilo que hoje chamamos de "Teorema de Pitágoras" já fosse conhecido pelos babilónios cerca de 1000 anos antes, Pitágoras pode ter sido o primeiro a efectivamente demonstrá-lo e comprová-lo. Dos seus trabalhos mais recentes nada se conhece, já que sua escola era secreta e praticava o que chamavam de "comunalismo", ou seja, os trabalhos de Pitágoras se misturavam aos de seus seguidores tornando-se impossível distingui-los uns dos outros. Sua escola fez notáveis contribuições à Matemática.

          Os "pitagóricos" acreditavam que todas as relações (na natureza) poderiam ser reduzidas a relações numéricas. Esta generalização baseava-se em observações na música, na matemática e na astronomia. Os pitagóricos notaram que cordas (de harpa) sendo vibradas produziam tons harmónicos quando a razão entre seus comprimentos era um número inteiro, e que estas razões poderiam ser estendidas para outros instrumentos.

          A descoberta mais importante desta escola foi o facto de que a diagonal de um quadrado não é um múltiplo racional de seus lados. Este resultado demonstrou a existência dos números irracionais. Isto não apenas perturbou toda a Matemática Grega, como também a própria crença dos pitagóricos de que números inteiros e suas razões poderiam justificar propriedades geométricas foi desafiada pelos seus próprios experimentos.

          Na Astronomia Pitágoras imaginou a Terra como uma esfera no centro do Universo. Ele também reconheceu que a órbita da Lua era inclinada em relação ao equador da Terra e ele foi um dos primeiros a imaginar que Vénus, como a estrela da tarde, era o mesmo planeta que Vénus como a estrela da manhã.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Olimpíada de Matemática-mais 2 mil participaram pela primeira vez.

As regiões Norte e Nordeste se destacam em número de estabelecimentos de ensino recentemente cadastrados pela organização, respondem por mais da metade do total das novatas na olimpíada. Só no Norte do país, 462 novas escolas participam pela primeira vez da competição.
Destaque para o estado do Amazonas, onde 186 estabelecimentos aderiram à Obmep neste ano. O estado é o segundo do país neste ranking das unidades cadastradas até o final do período de inscrições, em março último. Do restante das novas escolas cadastradas no Norte, 168 são do Pará, 52 de Roraima, 30 de Tocantins, 13 do Acre, 10 de Rondônia e 3 do Amapá.
As provas da primeira etapa da Obmep foram realizadas nesta última terça-feira (5) em todo o país. A região Norte conta com mais de dois milhões de estudantes participando da Obmep 2012 (2.065.278). O maior número de alunos é do Pará (941.317), seguido do Amazonas (463.835), Tocantins (197.224), Rondônia (195.374), Amapá (102.751), Acre (91.989) e Roraima (72.788).
No total, participam da olimpíada na região mais de seis mil escolas (6.219), sendo 2.344 do Pará, 2.100 do Amazonas, 688 do Tocantins, 517 de Rondônia, 236 de Roraima, 182 do Acre, 152 do Amapá. São 449 municípios: 143 do Pará, 139 do Tocantins, 62 do Amazonas, 52 de Rondônia, 22 do Acre, 16 do Amapá e 15 de Roraima.
Desempenho
Em 2011, a região Norte conquistou 154 medalhas, sendo 10 de ouro, 20 de prata e 120 de bronze. Outros 1.132 estudantes receberam menção honrosa pelo desempenho nas provas. O estado com maior número de medalhas também é o Amazonas (34 4 ouro/3 prata/23 bronze), seguido de Pará (26 2 ouro/7 prata/17 bronze), Rondônia (22 2 ouro/5 prata/15 prata), Roraima (20 2 prata/18 bronze), Tocantins (20 1 ouro/3 prata/16 bronze), Acre (17-1 ouro//16 bronze) e Amapá (15 bronze).
Obmep
Criada com o objetivo de estimular o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país, a Obmep é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), sendo realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Participam alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e estudantes do ensino médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a classificação nas provas. Os alunos classificados nas duas fases de provas (objetiva e discursiva) recebem medalhas de ouro, prata e bronze e ainda têm a oportunidade de participar de programas de iniciação científica e de mestrado. 

Leiam com atenção,divirtam-se e depois comentem.

http://www.youtube.com/watch?v=P5LRa8P6-Qk&feature=related

quarta-feira, 6 de junho de 2012

O Homem que calculava

http://www.youtube.com/watch?v=-tTD8XU2s2I

História da Matemática

Eratóstenes(276 a.C.-194 a.C.)
          Cirene, 276 a.C. – 194 a.C.. Geógrafo, matemático, astrónomo, poeta e filósofo grego. Discípulo de Aristos de Quíos, contemporâneo de Arquimedes e Apolônio. Parece ter vivido em Atenas até que Ptolomeu Evergetes o chamou para dirigir a famosa Biblioteca de Alexandria. Calculou a longitude do meridiano terrestre.
Políbio, Estrabão e Plínio citam-no como geógrafo. Sua Cosmografia assinala as épocas dos principais acontecimentos históricos. 

          Determinou a obliquidade da elíptica em 23º 51` 20``. São dele os dados que serviram de base para a confecção do Calendário Juliano. Inventou um processo de cálculo denominado Crivo de Eratóstenes.
          Uma de suas obras, que se perdeu, tratava da duplicação do cubo por meio de instrumento chamado mesolábio, que assinalava as duas médias proporcionais. Outra obra é o Tratado Sobre a Antiga Comédia Ática. Na Eratostécnica, de Bernhardy (Berlim, 1822), encontra-se uma lista completa de suas obras. Dizem que se suicidou por ter ficado cego.
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