6º Anos.

Para que estudar matemática?

http://diadematematica.com/modules/xoopstube/singlevideo.php?cid=10&lid=213


Nosso Sistema de Numeração.

http://diadematematica.com/modules/xoopstube/singlevideo.php?cid=9&lid=214



Para Ajudar a Aprender Fração.


O uso das Narrativas da Matemática: Frações.
O caminho que a humanidade começou a trilhar até chegar ao que conhecemos hoje por frações surgiu acerca do ano 4.000 a.C., nessa época passou a se desenvolver os rumos do comércio, isso, graças aos excedentes de produção dos agricultores, que, aliás, foram nossos primeiros visionários para abrir as portas das negociatas pelo globo. Assim, outras atividades foram surgindo, como o artesanato e a administração. A escrita e a leitura advêm desse período.
Os primeiros passos rumo às frações deram-se no Egito, pelas mãos do faraó Sesóstris, que teve a ideia de repartir as terras próximas ao Rio Nilo para alguns agricultores. Mas na época de cheia do Nilo a divisória entre o terreno de cada um era perdida, então esses agricultores passaram a marcar uma corda com números fracionados, já que dificilmente um pedaço de terra tinha uma medida inteira, serviço praticado pelos estiradores de cordas. Por exemplo: a corda era estirada ao todo três vezes e meia para abranger todo o terreno.A matemática com o uso das frações foi se desenvolver anos mais tardes. Os egípcios consideravam a fração como fazendo parte da unidade. No Egito por volta de 1.650 a.C., já existia uma espécie de manual de matemática conhecido como papiro Ahmes, continha 80 problemas de matemática e suas resoluções. Envolviam situações como calcular preço de pão, grãos, alimentação do gado, ou seja, atribulações diárias do cotidiano daquele povo. Sendo o sistema de números dos egípcios baseado em sete números chave.
Posteriormente as frações foram sendo utilizadas por outros povos, de outras maneiras, como em Roma e na Síria. Os gregos também foram povos doutos de muito saber. Entretanto, foi o sistema de numeração hindu que revolucionou o que conhecemos hoje por números racionais, o que simplificou e muito os cálculos com frações.
 Disponível em:http://www.culturamix.com/cultura/historia/fracoes-o-inicio-da-historia
                         
Atividades para serem feitas com atenção e capricho.
Depois da leitura do texto vamos socializar entre todos o entendimento do texto, logo em seguida escrever o entendimento e criar perguntas e respostas e socializar com os colegas da classe.
Vídeos sobre fração, vale a pena assistir!

http://www.youtube.com/watch?v=nBgUzMqx4is




http://www.youtube.com/watch?v=YPF6rC0itvg

Enigma das Frações. Vocês conseguem!


http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/enigma-fracoes-424205.shtml


Frações e Decimais:

http://www.youtube.com/watch?v=MK2HlSF-fKg


Problema de Lógica Usando a Imagem Como Recurso.

http://sitededicas.ne10.uol.com.br/jogos_online_travessia_cabras.htm


http://www.japones.net.br/teste-de-qi-japones/
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/jogos_online_cubilus.htm

http://www.testesdeqi.net.br/jogos/jogo-dos-sapos/


Tangran, vamos montar figuras.

http://rachacuca.com.br/jogos/tangram-32/

Quebra cabeça, vamos ver quem consegue.

http://rachacuca.com.br/raciocinio/quebra-cabeca/

Esses são fáceis, vamos tentar!

http://rachacuca.com.br/jogos/o-lobo-e-a-ovelha/


http://rachacuca.com.br/jogos/pinguins-numa-fria/

Tipos de Frações:

http://www.youtube.com/watch?v=O3E7FfMzS1o

2 comentários: